Roberto Campos Neto
Pelo menos dez capitais brasileiras devem ter atos contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa de juros nesta terça (21).| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa básica de juros Selic em vigor no país serão os alvos de protestos nesta terça (21) organizados por entidades sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras. De acordo com informações do PT, os atos serão realizados em dez capitais brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em frente às sedes regionais do BC ou locais de grande movimento.

Segundo o partido, a mobilização tem como objetivo pedir a saída de Campos Neto da presidência da autoridade monetária e reivindicar a queda da Selic, atualmente em 13,75% ao ano. E, ainda, a “democratização do Carf”, o Conselho de Administração de Recursos Fiscais, órgão composto por representantes do governo e da sociedade que julga processos referentes a tributos.

O Carf entrou na mira de empresários com de volta do chamado “voto de qualidade”, suspenso durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para beneficiar o contribuinte em caso de empate das decisões. O mecanismo foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e é visto com críticas pelo mercado e pelo Congresso, que vê a medida como uma “asfixia” com a cobrança de mais tributos.