A pior condição quanto ao volume de animais levados ao abate sanitário foi no Vietnã
A pior condição quanto ao volume de animais levados ao abate sanitário foi no Vietnã| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 6.692.399 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 414.000 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 3 de outubro. Os dados da FAO foram atualizados até a quinta-feira (10).

A revisão para cima no número de animais eliminados em virtude da infecção com o vírus deve-se, principalmente, à elevação no número de suínos descartados no Vietnã, que passou de 5 milhões para 5,4 milhões de sacrifícios. No país, segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural local, a epidemia atingiu 63 províncias, desde o relato da doença, em 19 de fevereiro.

A FAO informou, ainda, que 61 novos focos da doença foram detectados no continente asiático. Dos novos casos detectados, 47 foram identificados no Laos, nove na Coreia do Sul e cinco nas Filipinas. Com a atualização, a FAO estima 530 focos da doença espalhados pela Ásia, ante 469 do relatório anterior da organização.