Queda de juros para compra de imóveis pode render até R$ 5,2 bilhões ao comércio
| Foto: Antonio More/Arquivo/Gazeta do Povo

A mais recente redução de juros da Caixa Econômica Federal para o financiamento de imóveis (a terceira em 2019, anunciada no fim de outubro), terá impacto positivo no consumo brasileiro. É o que aponta estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento indica chances da injeção de até R$ 5,2 bilhões no comércio durante o período de um ano.

“A expressiva extensão da cadeia produtiva do setor tem potencial, inclusive, para estimular o comércio através da maior procura por bens do segmento de móveis e eletrodomésticos, um dos mais afetados pela recessão”, explica Fabio Bentes, economista da CNC, responsável pelo estudo. A perspectiva é também por um impulso na busca pelo crédito imobiliário, com concessão que pode ter incremento líquido real de 5,8% dentro dos próximos meses - com demanda aumentando em 3,1% para cada corte de um ponto nas taxas.

No estudo, levou-se em conta nível de atividade econômica, mercado de trabalho, inflação, entre outras variáveis: “consideramos as expectativas mais otimistas para a economia brasileira colhidas através do Focus semanal do Banco Central e a forte correlação histórica entre os juros cobrados pela Caixa”, esclarece o economista.