Novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou criação de Secretaria Especial de Combate à Pandemia.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu o empresário Carlos Wizard nesta sexta-feira (26) para discutir a venda de vacinas contra Covid-19 ao setor privado. A reunião não consta na agenda de Queiroga. Wizard disse ao jornal O Estado de S.Paulo que foi pedir apoio para que o setor privado compre vacinas sem ter de doar todo o volume ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"Queiroga disse que vai fazer qualquer empenho, esforço e articulação necessários para conseguir o amparo jurídico que o setor precisa", afirmou o empresário, que faz parte de um consórcio de empresas interessadas em adquirir 10 milhões de imunizantes.

A proposta do grupo é doar metade das doses à rede pública. Segundo lei aprovada neste mês, todas as doses compradas pela iniciativa privada devem ser doadas à rede pública enquanto grupos de risco são imunizados. Na quinta (25), no entanto, a Justiça Federal no Distrito Federal concedeu liminar para permitir que todo o volume comprado fique com a iniciativa privada, mesmo sem todos do grupo prioritário terem sido vacinados na rede pública.