O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta terça-feira (5) que a garantia de recursos para o Bolsa Família não pode ser vinculada à aprovação da reforma do Imposto de Renda. “Não me parece razoável nós discutirmos um novo modelo de imposto de renda a pretexto de que essa é a condição sine qua non [essencial] única para ter um Bolsa Família no Brasil”, disse.

O projeto de lei que muda as regras e alíquotas da tributação sobre a renda foi aprovado pela Câmara dos Deputados no início de setembro e, agora, está sendo apreciado pelo Senado. Pacheco disse que o Bolsa Família é fundamental para “gerar condições para as pessoas de baixa renda terem sobrevivência em razão de tudo o que estamos passando”. O presidente do Senado defende que o programa tenha recursos independente da aprovação da reforma do IR.

“Não podemos colocar no colo do Congresso Nacional de aprovar um projeto estruturante para um projeto social que tem mais apelo popular”, pontuou. Pacheco participou nesta terça de um debate sobre reforma tributária promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com informações da Agência Brasil.