Olivier Murguet  Diretor Executivo CEO, EVP, Regiões, Vendas e Marketing do Grupo Renault.
Olivier Murguet Diretor Executivo CEO, EVP, Regiões, Vendas e Marketing do Grupo Renault.| Foto: Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Em visita ao Brasil, Olivier Murguet, um dos principais executivos globais da Renault fez críticas à baixa competitividade da indústria brasileira na comparação com outros países da América Latina. Deputy CEO do Grupo Renault, responsável pelas operações globais da montadora e pelos segmentos de marketing, comércio, pós-vendas, novas mobilidades e carro elétrico da companhia francesa, Murguet concedeu entrevista à Gazeta do Povo na qual fez um paralelo entre duas unidades: São José dos Pinhais e México.

Com base em números da Anfavea, o executivo destacou que um carro da marca fabricado no México, se trazido para o Brasil, ainda é 9% mais barato do que aquele de produção nacional. Segundo Murguet, "o ponto-chave é: como melhorar a competitividade para que a fábrica da região de Curitiba possa concorrer nos projetos futuros". A ponderação é feita no momento em que a empresa estuda as definições para seu novo ciclo de investimentos, traçadas com base em concorrências entre as fábricas. O ciclo anterior, encerrado recentemente, teve projetos como Kwid e Oroch, de fabricação brasileira.