A alta representou o quinto mês seguido de crescimento
A alta representou o quinto mês seguido de crescimento| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

As promoções da Semana do Brasil e o início dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter ajudado a alta de 0,7% nas vendas do varejo em setembro ante agosto, segundo Isabella Nunes, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta representou o quinto mês seguido de crescimento, período em que o comércio acumulou um avanço de 2,4%.

"O resultado é importante não só por completar cinco meses de altas, mas porque ele mostra ritmo mais acelerado em relação a agosto (0,2% ante julho)", avaliou Isabella. Sete entre as oito atividades do varejo registraram crescimento na passagem de agosto para setembro. As principais contribuições positivas foram de "Móveis e eletrodomésticos" (5,2%) e "Tecidos, vestuário e calçados" (3,3%).

A pesquisadora pondera, porém, que a melhora do varejo em setembro não mudou o indicador de longo prazo, representado pela taxa acumulada em 12 meses, não alterando, portanto, a tendência para o setor. A taxa do varejo acumulada em 12 meses saiu de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro.