crescimento serviços
De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram crescimento em agosto.| Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O volume de serviços teve um crescimento de 0,5% no mês de agosto em comparação com o mês anterior e acumula uma alta de 6,5% nos últimos cinco meses, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o setor de serviços se encontra 4,6% acima de fevereiro de 2020 – período da pré-pandemia - e alcança o patamar mais elevado desde novembro de 2015. No acumulado do ano até agosto, o volume de serviços avançou 11,5% frente a igual período de 2020.

De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram crescimento em agosto, com destaque para informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%), serviços prestados às famílias (4,1%) e outros serviços (1,5%). O único resultado negativo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%).

A pesquisa apontou que houve altas no volume de serviços em 16 das 27 unidades da federação em agosto, na série com ajuste sazonal. O impacto positivo mais importante veio de São Paulo (0,5%), seguido por Rio Grande do Sul (4,2%), Paraná (1,0%) e Bahia (1,7%). Por outro lado, as principais retrações foram no Mato Grosso (-3,6%), Distrito Federal (-2,0%) e Rio de Janeiro (-0,4%).