A alta de 0,9% de setembro foi acompanhada por três das cinco atividades analisadas, com destaque para informação e comunicação (2%).
A alta de 0,9% de setembro foi acompanhada por três das cinco atividades analisadas, com destaque para informação e comunicação (2%).| Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O volume de serviços nos país cresceu 0,9% em setembro, quinta alta seguida, acumulando um ganho de 4,9% nos últimos cinco meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado alcançado em setembro é o maior da série histórica iniciada em 2011.

No acumulado do ano, o volume de serviços subiu 8,6% frente a igual período de 2021. O acumulado nos últimos 12 meses passou de 9% em agosto para 8,9% em setembro. Em relação a setembro de 2021, o volume de serviços avançou 9,7%, décima nona taxa positiva consecutiva.

A alta de 0,9% de setembro foi acompanhada por três das cinco atividades analisadas, com destaque para informação e comunicação (2%). As demais expansões vieram dos serviços prestados às famílias (1%) e dos profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Em sentido oposto, os transportes (-0,1%) e os outros serviços (-0,3%) exerceram as influências negativas de setembro.

Regionalmente, 19 das 27 unidades da federação registraram um aumento no volume de serviços em setembro de 2022. Os maiores impactos positivo vieram do Rio de Janeiro (0,7%), Santa Catarina (2,6%), Rio Grande do Sul (1,0%) e São Paulo (0,1%). Em contrapartida, Paraná (-2,3%) teve a principal influência negativa, seguido por Pernambuco (-1,6%) e Minas Gerais (-0,2%).