O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.| Foto: Ricardo Botelho/MInfra

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira (27) que o Programa de Autorizações Ferroviárias é o "maior boom ferroviário" do setor no país. "Esperávamos num primeiro momento receber seis, sete pedidos de autorização, que imaginávamos estarem mais maduros. Superou muito nossas expectativas", afirmou o ministro em evento promovido pelo BTG Pactual. A informação foi divulgada pelo Estadão.

Após editar a medida provisória (MP) que criou o programa Pro Trilhos, o Ministério da Infraestrutura recebeu 23 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias. Com isso, estão previstos cerca de R$ 100 bilhões em investimentos privados no modal. O governo apresentou a MP em agosto, com isso ela perderá a validade nesta sexta-feira (29), o que pode colocar em risco os investimentos propostos.

A expectativa do governo é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prorrogue a medida por mais 60 dias. O Senado aprovou um projeto de lei semelhante à MP, mas a proposta ainda precisa ser analisada pela Câmara. Tarcísio de Freitas reforçou que o regime de autorização das ferrovias vai fazer com que o modal ferroviário salte de 20% a 40% em 2035.