O crescimento mensal dos salários permaneceu inalterado
O crescimento mensal dos salários permaneceu inalterado| Foto: Bigstock

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu de 3,7% para 3,5% em setembro. É o índice mais baixo registrado desde dezembro de 1969. No entanto, os dados publicados nesta sexta-feira (4) pelo Departamento do Trabalho dividiram especialistas. Isso porque a criação de empregos não atingiu a meta estabelecida. Ao invés da geração de 150 mil empregos, foram criados apenas 136 mil, o que seria uma evidência de que o ritmo de crescimento está abaixo da média mensal do ano passado.

Em 2018, o crescimento mensal do emprego teve uma média de 223.000, já em 2019 caiu para 161.000. De acordo com Douglas Kruse, economista da Universidade Rutgers e ex-conselheiro da Casa Branca do presidente Barack Obama, trata-se de uma espécie de quadro misto. "O crescimento do emprego foi menor do que o esperado em Wall Street e economistas, mas a queda na taxa de desemprego foi inesperada", explica.

O relatório ainda mostrou que o crescimento mensal dos salários permaneceu inalterado e a criação de novos postos de trabalho na indústria diminuiu pela primeira vez em seis meses, com o setor de varejo continuando a perder empregos. Os dados vieram na esteira de uma série de dados econômicos fracos, incluindo queda na atividade industrial para a mínima em mais de uma década.