Um teste de seis meses  detectou mais de 100 mil motoristas utilizando celular enquanto dirigiam
Um teste de seis meses detectou mais de 100 mil motoristas utilizando celular enquanto dirigiam| Foto: NSW Government

O governo australiano vai instalar um sistema com 45 câmeras e inteligência artificial para flagrar motoristas que usam celular enquanto dirigem. A medida vai ser empregada no estado de New South Wales, o mais populoso da Austrália. Será a primeira vez que um estado usará esse tipo de programa, cujo objetivo é conter o número de acidentes de trânsito. O custo do projeto será de US$ 88 milhões.

De acordo com a ABC News, o sistema contém duas câmeras, sendo que uma fotografa a placa do veículo, enquanto a outra monitora os movimentos do motorista através do para-brisa. Os equipamentos serão fixados permanentemente nas laterais das estradas, sendo controlados por autoridades rodoviárias. As câmeras utilizam inteligência artificial para excluir motoristas que não estão utilizando celular ao volante.

As fotos que mostram motoristas suspeitos de cometerem a infração são encaminhadas para análise de equipes. Só depois, um aviso é enviado ao proprietário do veículo. A multa prevista é de 344 dólares australianos.