Petrobras
O Conselho de Administração da Petrobras elegeu José Mauro Ferreira Coelho para o cargo de presidente da empresa en 13 de abril| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A troca de comando na Petrobras, pedida na noite desta segunda (23) pelo Ministério das Minas e Energia, pode demorar mais de um mês. Antes de ser efetivado no cargo de presidente da estatal, Caio Paes de Andrade deverá se tornar membro do conselho de administração da estatal. E, para que isto se concretize, será necessário convocar uma assembleia geral extraordinária de acionistas.

O ofício encaminhado pelo Ministério das Minas e Energia cita que, como José Mauro Coelho Ferreira, o atual presidente da Petrobras, foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na assembleia geral ordinária realizada em 13 de abril, caso aprovada pela assembleia geral, sua destituição implicará na destituição dos demais membros do conselho eleitos pelo mesmo processo, devendo a companhia realizar nova eleição para esses cargos. Os conselheiros podem ser reconduzidos ao cargo.