Pix
BC coloca em consulta pública proposta de criação do Pix Saque e do Pix Troco| Foto: MArcello Casal Jr/Agência Bras

A proposta de criação de novos serviços relacionados ao Pix foi colocada em consulta pública por parte do Banco Central nesta segunda-feira (10). As novidades são o Pix Saque e o Pix Troco, que possibilitarão a retirada de recursos em espécie por parte de usuário. O primeiro é uma transação exclusivamente para o saque de dinheiro no próprio comércio, enquanto o Pix Troco estará associado a uma compra ou prestação de serviço por parte do estabelecimento.

Pela proposta apresentada pelo BC os usuários terão direito a quatro saques gratuitos por mês. A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos poderão cobrar uma tarifa pela transação. A princípio o BC definiu em R$ 500 o valor máximo para saques por dia. Respeitado esse limite, as instituições participantes do Pix e os agentes de saque definirão em contrato bilateral as condições para a prestação do serviço. Ou seja, os estabelecimentos comerciais e demais agentes de saque terão liberdade de definir se querem ofertar apenas Pix Saque, apenas Pix Troco ou ambos; também os dias e períodos que pretendem disponibilizar o serviço; informações sobre os valores (exemplo, apenas múltiplos de R$ 10), entre outros.

Todas essas regras estão sendo submetidas a contribuições da sociedade e serão aperfeiçoadas após o processamento das sugestões recebidas. A consulta pública permanecerá aberta até 9 de junho. A expectativa é que o Pix Saque e o Pix Troco sejam disponibilizados aos consumidores a partir de agosto. Na prática, a experiência do usuário deve ser idêntica à de um pagamento via Pix: fará a leitura de um QR Code, autenticará o pagamento e comandará a transferência. A diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapartida, receberá o valor em dinheiro vivo.