IRPF 2022
Aplicativo da Receita Federal.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados divulgados pela Receita Federal nesta quinta-feira (22) dão conta de que 2,7% das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, enviadas entre março e setembro, ficaram retidas na malha fina. A fatia soma 1,03 milhão documentos entregues. A ampla maioria, 78,6%, são documentos com imposto a restituir; outros 19,2% dos contribuintes nessa situação têm imposto a pagar e 2,1% têm saldo zero.

Conforme o fisco, as principais causas que levaram essas declarações a cair na malha fina foram omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, deduções da base de cálculo (sendo o principal deles com despesas médicas), divergências no valor da declaração apresentada e o que consta como retido na fonte, além de deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

Neste mês de setembro a Receita Federal emitirá 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. O objetivo é avisar que, em caso de erro, a declaração pode ser corrigida por meio da apresentação de uma declaração retificadora.

Para saber se essa é sua situação, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, o aplicativo disponível para tablets e smartphones ou buscar o Centro Virtual de Atendimento da Receita, o eCAC.

https://cms-admin.gazetadopovo.com.br/economia/governo-anuncia-novo-bloqueio-no-orcamento-total-vai-a-10-5-bi/