Via Varejo investiga denúncia de irregularidades contábeis e ações despencam
| Foto: Divulgação

Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (13) ao mercado e aos acionistas , a Via Varejo - líder no varejo de eletrodomésticos e detentora de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra - revela que no último domingo (10) iniciou investigações internas com base em denúncias de fraude nos balanços da companhia. As informações sobre irregularidades chegaram à empresa entre o final de setembro e início de outubro de 2019.

Conforme as informações trazidas a público pela Via Varejo, as investigações são conduzidas por um comitê especializado, constituído pelo Conselho de Administração, e assessorado por consultores independentes. Segundo a empresa, "até o momento, não foram confirmadas as alegações de irregularidades contábeis contidas nas denúncias", entretanto uma segunda fase de investigação segue em andamento. Também no comunicado, "a Companhia concluiu, preliminarmente, que não existem efeitos materiais às informações trimestrais que serão divulgadas".

Após o informe sobre as investigações, as ações da empresa chegaram a registrar forte queda de 9% e entraram em leilão; depois dele, os papéis registravam baixa menor, de 3,53%.