Volkswagen suspende produção
Volkswagen já suspendeu produção em São José dos Pinhais e Taubaté e paralisará atividades também em São Bernardo e São Carlos.| Foto: Pixabay

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (11) que vai parar por dez dias as atividades produtivas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, unidade que monta os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. O motivo é o mesmo que levou a montadora a interromper a partir da última segunda-feira (7) a produção de duas outras fábricas: a falta de componentes eletrônicos em decorrência da escassez global de semicondutores. As produções em Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) também estão paradas.

A paralisação em São Bernardo começa no dia 21 de junho, data a partir da qual a montadora também vai suspender por dez dias a produção de motores em São Carlos, interior paulista. A Volkswagen, além disso, decidiu adiar para 1º de julho a volta das atividades no Paraná, antes prevista para a próxima quinta-feira.

Em nota, a montadora adianta que novas paralisações não estão descartadas caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico. Com esse anúncio, chega a dez o número de fábricas de automóveis que desde o fim do mês passado adiaram o retorno da produção ou voltaram a suspender atividades em razão da crise de abastecimento, mais grave agora no que diz respeito aos componentes eletrônicos.

A Volkswagen informa que, embora venha trabalhando "intensamente" para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores, não há sinais de normalização no fornecimento de chips. "Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas", diz a companhia. Recentemente a Anfavea admitiu que a crise no abastecimento de componentes eletrônicos não tem solução de curto prazo e deve provocar novas paradas de produção até o fim do ano conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.