Pequenos e médios empresários tiveram de correr atrás de crédito para sobreviver durante a crise da Covid
Mesmo com a redução, o setor de serviços ainda está 7% acima do nível registrado na pré-pandemia e permanece no maior patamar desde agosto de 2015.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O volume de serviços no Brasil teve uma queda de 0,1% no mês de janeiro deste ano em comparação com dezembro de 2021, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução interrompe o ganho de 4,7% acumulado nos dois últimos meses do ano passado. Mesmo com queda, o setor de serviços ainda está 7% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, no período da pré-pandemia e permanece no maior patamar desde agosto de 2015.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a queda 0,1% registrada em janeiro foi acompanhada por três das cinco atividades pesquisadas, com destaque para as perdas em serviços de informação e comunicação (-4,7%), que caíram pelo segundo mês consecutivo. As demais reduções vieram de serviços prestados às famílias (-1,4%) e de outros serviços (-1,1%). Já os serviços de transportes (1,4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%) tiveram as únicas taxas positivas do mês.