• Carregando...

Desenvolvida há dois anos pelos Observatórios da Indústria, organismo ligado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Bússola da Inovação entra na segunda rodada de levantamento de dados. O objetivo é investigar o nível da cultura de inovação desenvolvida no dia a dia do setor produtivo paranaense.

No primeiro levantamento, realizado em 2012, o Índice Paranaense de Inovação (IPrI) ficou em 5,73, em uma escala de 0 a 10. A nota indica a necessidade de mais atenção às práticas inovadoras e ao desenvolvimento do parque industrial, com investimento em pesquisa e desenvolvimento. Na época, entre os 27 setores da economia pesquisados, o que apresentou melhor desempenho foi o de equipamentos de informática. No primeiro levantamento, a compra de máquinas foi citada como atividade inovadora por 80% das 1.240 empresas avaliadas, que também citaram a falta de orçamento próprio, dificuldade de captação de recursos, qualificação de pessoal e mercado instável como as principais barreiras para fazer investimentos em inovação.

Atualização

Dois anos depois, o novo levantamento quer identificar se houve mudanças no cenário e aferir se empresários e empreendedores estão mais atentos às práticas inovadoras e canais de acesso a financiamentos públicos para investir em pesquisa e desenvolvimento. "Ao responder o questionário, o empresário tem acesso a um diagnóstico personalizado, que o ajuda a traçar estratégias para alcançar melhores resultados", explica o pesquisador Augusto Machado.

Dados demonstram que micro e pequenas empresas têm melhor desempenho depois de apostar em inovação. A participação na Bússola da Inovação é gratuita. O questionário da pesquisa pode ser acessado no link www.bussoladainovacao.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]