A cadeia produtiva da cana-de-açúcar está mudando o panorama econômico do Norte Pioneiro do Paraná. A cultura é a principal responsável pelo desempenho da região na avaliação semestral do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o levantamento, a região apresentou o maior crescimento do Paraná na criação de empregos no primeiro semestre de 2008.
No período, foram 9.227 novos empregos, uma variação positiva de 12,55% na comparação com o ano passado. O resultado é incentivado, principalmente, pelo desempenho das cidades de Jacarezinho, Ibaiti e Cornélio Procópio. Na região estão instaladas cinco grandes usinas de álcool e açúcar que, juntas, empregam cerca de 25 mil trabalhadores.
De acordo com Paulo César Bueno, um dos diretores da Destilaria de Álcool Ibaiti Ltda. (Dail), a empresa emprega 2 mil trabalhadores no corte da cana a cada seis meses. No total, são 3 mil funcionários.
Assim como Ibaiti, Jacarezinho também vive em função das duas usinas instaladas no município. Juntas, elas geram mais de 5 mil empregos somente no campo.



