O total de paulistanos que comprarão presente para o Dia das Mães é menor do que o do ano passado.
Segundo levantamento da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), 61,6% deles pretendem ir às compras para a data - a segunda mais importante para o varejo no ano, depois do Natal -, contra 63,6% em 2013.A entidade aponta que 58% dos consumidores estariam dispostos a presentear a mãe depois de domingo - quando a data é celebrada- se tivessem certeza de que o comércio faria promoções.
"Trata-se do maior porcentual dos últimos quatro anos. Em 2011, por exemplo, apenas 35,7% do total disseram estar dispostos a aguardar. No ano seguinte, esse número caiu para 27,5%. Já em 2013, houve um crescimento considerável, para 51,6%", informou a federação.
A Fecomercio-SP ainda informou que o adiamento das compras vem ocorrendo em diferentes datas porque os consumidores confiam que haverá liquidações para queima de estoques, "sendo uma forma ainda de enfrentar os efeitos da inflação em um cenário econômico complicado".
O preço médio do presente, ainda de acordo com a pesquisa, deve ser de R$ 65, ligeiramente acima dos R$ 63 informados no ano passado. Essa alta, de pouco mais de 3%, não acompanha a inflação no período, na casa dos 6%.
Entre aqueles que pretendem gastar mais de R$ 70, a proporção dos que comprarão presente é maior: 82,3%, contra 79,2% em 2013.
Preferência
A pesquisa aponta ainda que os artigos de vestuário lideram as intenções de compra (32%), seguidos por perfumes e cosméticos (12,4%), eletrodomésticos (10,7%), telefones celulares (5,5%), aparelho de TV e som (2,7%), flores (2,5%) e tratamento estético (1,6%).
A maior parte dos consumidores (72%) pretende pagar à vista, tanto em dinheiro quanto em cheque ou cartão de débito. Outros 21,2% devem optar por parcelar a compra no cartão de crédito, e 2,3%, por meio de carnês e boletos.
A pesquisa foi feita no dia 2 de maio e ouviu 1.115 pessoas.
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