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Brasília (das agências) – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas Gurgel do Amaral, disse ontem ter pedido ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, a liberação de verbas para que em dez dias a central de atendimento da agência possa voltar a funcionar. A Anatel desativou o serviço 0800 alegando "limitações orçamentárias". Em nota distribuída quinta-feira aos funcionários, a agência disse que o orçamento previsto era de R$ 377 milhões, excluindo-se a folha de pagamento. Até agora, no entanto, apenas R$ 130 milhões desse total foram liberados.

Enquanto o call center permanecer desativado, o consumidor que precisar fazer críticas a operadoras de telefonia ou precisar de informações sobre o setor será obrigado a enviar um fax, escrever um e-mail ou uma carta ou, ainda, comparecer pessoalmente à sede da Anatel, em Brasília, e aos seus escritórios regionais.

A empresa Teletech Brasil, que prestava o serviço de atendimento telefônico aos consumidores, custava à Anatel R$ 2,6 milhões por ano. O contrato acabou no dia 26 de julho, mas foi prorrogado até quinta-feira. No dia 29 de junho, foi realizada uma licitação com novas exigências. A idéia da Anatel era contratar uma empresa mais qualificada, segundo parâmetros de mercado, que desse resultados mais eficientes. Venceu a Call Tecnologia, que assinaria um contrato de R$ 4,99 milhões anuais – se houvesse dinheiro em caixa para custear o valor.

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