• Carregando...

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (9) uma lei que pretende estimular as vendas de veículos, ao fornecer aos consumidores até 4 bilhões de dólares em vales em dinheiro para a compra de carros e caminhões que consomem menos combustível.

O projeto de lei prevê a concessão de até 4.500 dólares para ao consumidor para a troca de carros muito poluentes.

Defensores da lei enfatizam os potenciais benefícios econômicos e ambientais da ampliação do uso de veículos que consomem menos combustível, e o fazem de maneira menos poluente.

"A história nos mostra que uma das maneiras mais rápidas de acabar com uma recessão é vender mais automóveis", disse o parlamentar Gary Peters, do Estado de Michigan, distrito que inclui a sede da Chrysler, diversas fábricas da General Motors e inúmeras empresas de autopeças.

As montadores também defendem o plano, que cobre veículos vendidos por todas as fabricantes, mas que pode dar preferência às montadores norte-americanas, duas delas --Chrysler e GM-- em processo de concordata.

"Este programa oportuno, objetivo e temporário irá colocar o dinheiro diretamente nas mãos dos consumidores e irá trabalhar para reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases", afirmou o vice-presidente de assuntos governamentais da Ford Motor, Pete Lawson. A Ford é considerada uma das montadoras mais bem posicionadas para tirar proveito de tal iniciativa.

A contagem dos votos na Câmara que aprovou a proposta da parlamentar Betty Sutton, do Estado de Ohio, foi de 298 a favor e 119 contra.

O presidente norte-americano Barack Obama tem solicitado ao Congresso que conclua rapidamente um novo plano de incentivo para veículos, que ainda precisa ser analisado pelo Senado dos EUA.

Os senadores ainda estão considerando duas versões diferentes da proposta. A perspectiva para que a lei seja passada logo é incerta, mas os autores da proposta esperam que os legisladores trabalhem nela nas próximas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]