• Carregando...

Os recursos de tratamento de imagens disponíveis nas atuais máquinas fotográficas de bolso já permitem efeitos sofisticados mesmo sem experiência ou Photoshop. Não importa se o fotógrafo é amador. Qualquer um pode corrigir as cores da foto na própria máquina ou criar efeitos estilizados. Na lista de recursos disponíveis está até mesmo emagrecer os personagens. Tudo sem precisar passar pelo computador.

Sete modelos de máquinas da HP, por exemplo, têm o recurso que alonga levemente a pessoa em foco, sem distorcer o resto do ambiente. É só bater a foto, entrar em "menu", depois em "aplicar efeitos artísticos" e escolher a função. O resultado são alguns quilinhos a menos com um apertar de botões.

O efeito é produzido com o estreitamento do objeto em foco (seja pessoa ou não) e o alargamento das bordas.

O modelo HP Photosmart R727 (os modelos R967, R927, R827, R725, M627, M527 também têm a função de emagrecer) está à venda no Brasil por R$ 1.299. O aparelho é pouco maior que um baralho de cartas e vem com outros 12 efeitos, como transformar a foto colorida em preto e branco, dar um aspecto envelhecido a ela, estilizar, deixar apenas o centro da foto com foco e eliminar linhas de expressão com o aumento do brilho, entre outros.

Assim como alguns modelos Cybershot, da Sony, as da HP também transformam a imagem numa espécie de cartoon. Em quase todos os efeitos, é possível regular a intensidade, ou seja, deixar mais ou menos granulado ou com o aspecto de revista em quadrinhos. Outros modelos da Olympus têm ainda funções para dar um bronzeado à pele, deixar a comida mais apetitosa ou saturar as cores em geral.

Quase todas as máquinas digitais têm funções para tirar o vermelho dos olhos ou mesmo clarear imagens escurecidas. Mas esses recursos apenas corrigem deficiências do fotógrafo ou da própria câmera. No caso dos novos efeitos, abre-se uma polêmica, pois a alteração é no objeto fotografado.

Com esses recursos disponíveis mesmo nas máquinas mais simples, até que ponto uma foto pode continuar sendo prova de realidade? Além de parecer mais magro ou bronzeado, é possível cortar uma pessoa indesejada da foto e pôr outra no lugar. Os efeitos são aplicados depois de a foto ser tirada. Em geral, a máquina guarda as duas versões: a original e a alterada. Ao deletar a imagem original, apaga-se também qualquer registro da realidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]