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Ministro Hélio Costa desafia empresas a reduzir custos

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, dedicou boa parte do discurso que abriu o maior evento de telecomunicações do Brasil, o Futurecom, para cobrar das operadoras de telefonia móvel a redução nas tarifas. O contraponto às solicitações do ministro, feitas na noite de segunda-feira, foi dado ontem nas palestras e entrevistas coletivas concedidas pelos principais executivos das telefônicas nacionais. Todos eles são unânimes em apontar o governo como co-responsável no desejado processo de barateamento e universalização da telefonia celular no Brasil. Leia reportagem completa

Nesta quarta-feira (3), os canais abertos da TV brasileira começarão a divulgar a campanha de lançamento da TV digital, novidade prevista para estrear no dia 2 de dezembro em São Paulo. Os filmes da campanha vão usar a família (fictícia) Nascimento para mostrar as vantagens dessa nova tecnologia -- melhor qualidade da imagem e portabilidade, por exemplo.

Na primeira parte da campanha, iniciada nesta quarta, a família fala sobre a chegada de uma nova era. Nas outras fases, serão divulgados benefícios como melhor imagem e som, mobilidade, interatividade e portabilidade. A campanha foi elaborada por diversas empresas envolvidas no início das transmissões digitais no Brasil, como emissoras de TV e fabricantes de eletrônicos.

A TV Digital será inaugurada oficialmente no Brasil no dia 2 de dezembro. Só poderão ter acesso aos benefícios dessa forma de transmissão gratuita aqueles que comprarem decodificadores ou aparelhos de TV com esses equipamentos embutidos. Os aparelhos conversores (set-top box) de diferentes marcas devem chegar às lojas brasileiras ainda em outubro por cerca de R$ 700, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Aqueles que não tiverem os aparelhos para realizar a conversão continuarão assistindo à TV normalmente, via transmissão analógica. Em sua fase inicial, a TV digital não trará benefícios aos telespectadores de TV a cabo.

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