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Selo da campanha acompanha peças publicitárias e material editorial que serão veiculados em rádios, jornais, tevê e internet | Imagens: Divulgação
Selo da campanha acompanha peças publicitárias e material editorial que serão veiculados em rádios, jornais, tevê e internet| Foto: Imagens: Divulgação
  • Campanha na década de 1990 relacionava o comportamento dos motoristas no trânsito com figuras de animais. Será que a coisa mudou?

O slogan "Trânsito. Respeito ou Morte. Você escolhe o caminho" vai fazer parte da vida dos paranaenses pelos próximos dois meses. A campanha, criada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) com objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade dos motoristas e a violência no trânsito decorrente do uso de álcool e excesso de velocidade, já está nas ruas.

Todos os veículos da RPC estarão envolvidos na campanha, não só na veiculação de peças publicitárias, mas também com ampla cobertura editorial sobre o assunto. Com o empenho de várias das suas áreas, a empresa quer mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento.

"A proposta surgiu dentro da redação do jornalismo da RPC TV e toda a empresa abraçou a causa. É uma campanha de toda a empresa, com forte cobertura editorial dos veículos da RPC e uma forte campanha de marketing para dar ainda mais força para o tema", explica a diretora de marketing corporativo do grupo RPC, Milena Seabra. "Quando está na direção, o motorista tem uma arma na mão. Queremos passar a ideia de que a combinação de álcool e velocidade tem sempre consequências graves."

A campanha publicitária, desenvolvida pela Heads Propaganda, terá duração de dois meses e está dividida em fases. Ao todo, serão veiculados cerca de 30 anúncios nas páginas da Gazeta do Povo, além de spots nas rádios 98 FM e Mundo Livre e banners no portal www.rpc. com.br. A RPC TV também vai exibir peças de quatro temas diferentes até o fim de agosto, além de apresentar histórias reais de vítimas de acidentes de trânsito.

Durante o período da campanha, realizada em parceira com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), também serão realizadas ações de fiscalização e blitze na cidade.

Bons exemplos

"Uma boa campanha, que realmente tenha impacto na sociedade, é composta por este tripé: publicidade, ações de engenharia de tráfego e fiscalização", defende o publicitário Paulo Vítola. Ele esteve à frente de uma das campanhas mais bem sucedidas no que diz respeito à mudança de comportamento dos motoristas: a "Cidadão em Trânsito", criada pela OpusMúltipla para a prefeitura de Curitiba. Na época, Vítola era diretor de criação da agência.

O "rato", a "anta" e a "perua" que ilustravam a campanha ficaram famosos não só na cidade, que também vivia a implantação de um novo Programa de Trânsito, mas em todo resto do país. "A população realmente comprou a ideia. As crianças, principalmente, se identificaram com a brincadeira, que tinha um objetivo muito sério", lembra Vítola. O resultado se refletiu em números – segundo dados da BPTran, entre 1997 e 1998 houve uma queda de 60% nas infrações ligadas à campanha (bloqueio de cruzamentos, ultrapassagem em sinal vermelho e estacionamento em fila dupla).

Também na década de 90, o Correio Braziliense ajudou, com uma campanha institucional, a melhorar o trânsito em Brasília, considerado caótico. O movimento chegou a levar 20 mil pessoas às ruas da capital, em uma passeata pedindo paz no trânsito.

A própria RPC já tem em sua história outras campanhas de sucesso, como a luta pelos pagamento de royalties de Itaipu para as cidades do Oeste do Paraná que tiveram terras alagadas com a construção da usina hidrelétrica. Uma outra iniciativa da Gazeta do Povo contribuiu para a instalação de equipamentos mais modernos no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

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