• Carregando...

Stephanes assume oficialmente ministério e já recebe reivindicações do Paraná

Leia matéria completa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraná será lançada oficialmente pelo governo do estado nesta sexta-feira (27) no município de Loanda, na região Noroeste do Paraná.

O lançamento será feito pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento e presidente do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), Valter Bianchini, com a presença de representantes de setores agrícolas do Paraná.

A primeira etapa da campanha de vacinação, que vai de 1.º a 20 de maio, consiste, segundo o site do governo do estado, na vacinação de 100% dos rebanhos de bovinos e bubalinos.

O Ministério da Agricultura vai destinar ao Paraná 11 milhões de doses de vacina contra febre aftosa, que serão suficientes para a vacinação de 10,2 milhões de cabeças de bovinos e de bubalinos em todo o estado.

O município de Loanda foi escolhido, ainda segundo o site, para o lançamento da campanha por ser um dos 27 municípios integrantes da área de fronteira, onde serão centralizados os esforços para vacinação e também por ser representativa para a pecuária do Paraná.

Aftosa no Paraná

Em 2005, a secretaria estadual, numa ação desastrada, anunciou que exames de sorologia feito no gado paranaense teriam dado positivo para a aftosa. Imediatamente, o Ministério da Saúde decretou o foco da doença em sete fazendas, de cinco municípios do Paraná. No município de Loanda foram decretados focos da doença em duas fazendas. A partir daí, o governo do Paraná então iniciou uma batalha contra o ministério tentando provar que não havia focos da doença no estado.

Ao todo foram sacrificados quase 7 mil animais no Paraná - sendo 4.484 somente nas duas fazendas de Loanda. Até hoje não foi esclarecida a origem dos animais doentes, que fizeram o Brasil perder o status de área livre da doença junto à Organização Internacional de Epizootias (OIE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]