• Carregando...
No desafio, ganha mais pontos quem conseguir o maior número possível de informações caracterizadas como sigilosas | Divulgação.
No desafio, ganha mais pontos quem conseguir o maior número possível de informações caracterizadas como sigilosas| Foto: Divulgação.

Curitiba receberá, no próximo sábado (1º), a nona etapa do Campeonato Nacional de Cyber Segurança, promovida pela Symantec, empresa especializada em segurança digital. O evento, que desafia jovens a invadir um sistema operacional supostamente protegido, tem como objetivo identificar talentos da área de Tecnologia da Informação (TI).

Chamada de Hackaflag, a competição reúne jovens estudantes e profissionais de Ciências da Computação. A finalidade é obter em um sistema, criado pela organização, o maior número possível de informações caracterizadas como sigilosas e, com isso, ganhar mais pontos.

O vencedor de cada etapa – são 10 cidades no total – irá participar da final do campeonato, que será em São Paulo (SP). O ganhador ganha uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia.

É possível se inscrever gratuitamente pelo site do evento. O evento ocorrerá das 9h30 às 18h, na Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), na Rua João Negrão, 280, Centro.

WarDriving

Durante o evento, também será promovido o WarDriving, um mapeamento das redes wi-fi disponíveis na cidade que as classifica conforme o nível de segurança. Na ação, um dos especialistas da Symantec dirigirá um carro equipado por Curitiba em busca de redes disponíveis, a fim de verificar se elas são seguras ou não e quais seriam as consequências disso para os usuários.

Em mapeamentos anteriores, por exemplo, Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) foram as capitais que apresentaram o maior número de redes com uma proteção recomendada, com 83% cada. A pesquisa também já passou por Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]