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Dos 41 voos da companhia aérea Webjet programados entre a 0h e as 10h desta quinta-feira (30), cinco sofreram atrasos de mais de meia hora (12,2% do total) e 19 foram cancelados (46,3%). Os números fazem parte do balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em todo o país, dos 748 voos domésticos agendados no mesmo período, 64 atrasaram (8,6%) e 89 foram cancelados (11,9%).

Segundo a assessoria de imprensa da Webjet, os voos da companhia já haviam sido cancelados ao longo do mês de setembro e os passageiros já foram avisados. Em nota divulgada nesta quinta, a companhia diz que "todos os passageiros já foram reacomodados em outros voos da própria Webjet ou realocados para outras companhias aéreas". O texto afirma ainda que a situação deve ser normalizada na sexta-feira (1º).

Problemas

Os problemas nos voos da Webjet começaram na segunda-feira (27). Nesse dia, dos 140 voos da companhia em todo o país, 39 atrasaram e 53 foram cancelados. Isso acabou provocando filas, confusão e irritação entre os passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a venda de bilhetes da companhia aérea de voos programados até a próxima sexta.

Em nota divulgada na segunda, a assessoria de comunicação da Webjet afirmou que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa comentou ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda.

O Ministério Público Federal do Distrito Federal instaurou inquérito civil público, na quarta-feira (29), com o objetivo de apurar as causas e as responsabilidades dos atrasos e cancelamentos dos voos da Webjet. O MP pede explicações para a empresa e também para a Agência Nacional de Avião Civil (Anac). Ambas terão prazo de dez dias para se manifestar.

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