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Festival

Cannes aponta tendências na comunicação criativa

Entrada do Creative Sandbox, espaço do Google à beira-mar. | Fabrizio Rosa
Entrada do Creative Sandbox, espaço do Google à beira-mar. (Foto: Fabrizio Rosa)
Palais des Festivals |

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Palais des Festivals

Entrevistas coletivas disputadas por jornalistas de todo o mundo |

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Entrevistas coletivas disputadas por jornalistas de todo o mundo

Mestre de cerimônias das noites de premiação |

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Mestre de cerimônias das noites de premiação

Noite de premiação no Teatro Debussy |

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Noite de premiação no Teatro Debussy

O cobiçado Leão de Ouro de Cannes |

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O cobiçado Leão de Ouro de Cannes

Praia de la Croisette, ao lado do Palais des Festivals |

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Praia de la Croisette, ao lado do Palais des Festivals

FestivalUma boa ideia, com forte engajamento e conexão entre diferentes mídias. Não é nenhuma fórmula de criatividade, mas qualquer campanha que traga ao menos algum desses elementos, ou todos integrados, é forte candidata a um Leão no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Muitos dos principais premiados na 59.ª edição do evento, realizado semana passada na Riviera Francesa, seguiram essa premissa. Outro tema, recorrente nas palestras, coletivas de imprensa e comentários do júri, foi o papel da publicidade hoje. Mais do que gerar resultados para marcas ou clientes, a comunicação criativa pode e deve mudar comportamentos.

Alguns cases premiados reforçam essa tendência na publicidade mundial. Um deles, "Small Busi­ness Saturday", venceu em duas categorias: Promo & Activation e Direct. Um dia após a Black Friday, tradicional data de descontos nas grandes lojas dos Estados Unidos, uma operadora de cartão de crédito realizou o "Sábado dos Pequenos Ne­­gócios". Num momento de estagnação da economia americana, a campanha conseguiu a adesão não apenas dos pequenos comerciantes, mas de toda a população.

Outras duas campanhas nessa linha foram premiadas na principal categoria, Titanium & Integrated, criada em 2005 justamente para reconhecer ideias audaciosas e inovadoras. O Grand Prix foi para a Nike, com a campanha da FuelBand, uma pulseira que mede perda de calorias, rendimento e possibilita grande interação entre as pessoas nas redes sociais. Na mesma categoria, a agência Lowe-SSP3 levou o Leão de Ouro por uma campanha de ação humanitária com o Ministério da Defesa da Colômbia. Usando o rio como mídia, mensagens colocadas em compartimentos coloridos foram enviadas aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pedindo que os seqüestrados pudessem passar o Natal com a família.

Boas e simples ideias tam­­bém tiveram espaço em Cannes. O publicitário curitibano Fhabyo Matesick, da Tif Comunicação, esteve no festival e destaca cases que foram premiados sem que envolvessem ações integradas com impactos gigantescos. Como o "Sprite Shower", um chuveiro de praia construído a partir de uma réplica gigante de uma máquina de refrigerante.

Veja mais fotos do Festival de Cannes

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Economia | 6:37

Confira os bastidores do festival e faça um passeio pelo Palais des Festivals e o calçadão de La Croisette, uma das praias mais badaladas da França. Veja também a opinião de publicitários e empresários paranaenses sobre o maior evento de criatividade do mundo.

VER MAIS VÍDEOS

Veja alguns dos cases e campanhas premiados em Cannes

Small Business - American ExpressCrispin Porter + Bogusky, USA

Nike+ Fuelband R/GA, USA

Rivers Of Light - Ministry Of Defense LOWE-SSP3, COLOMBIA

Sprite ShowerOGILVY, BRASIL

Lego Builders Of SoundSERVICEPLAN, GERMANY

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