• Carregando...
Entrada do Creative Sandbox, espaço do Google à beira-mar. | Fabrizio Rosa
Entrada do Creative Sandbox, espaço do Google à beira-mar.| Foto: Fabrizio Rosa

Participação

Agências brasileiras trazem 79 Leões e batem recorde

O Brasil teve sua melhor participação na história de Cannes. Foram 79 Leões em 12 das 15 categorias (um Grand Prix), 14 Leões a mais que em 2011. A Ogilvy foi a agência brasileira mais premiada e ficou em 3º lugar no prêmio Agência do Ano. O mercado também comemora a premiação de campanhas de grandes anunciantes, como Coca-Cola e Hellman’s (da Ogilvy) e Bradesco Seguros (AlmapBBDO). Mas o país ficou longe do short list do principal prêmio, Titanium & Integrated. Para o jurado brasileiro dessa categoria, Mario D’Andrea, "a publicidade brasileira é uma publicidade muito de resultado e menos de planejamento e pesquisa, que é o foco em Titanium & Integrated".

  • Palais des Festivals
  • Entrevistas coletivas disputadas por jornalistas de todo o mundo
  • Mestre de cerimônias das noites de premiação
  • Noite de premiação no Teatro Debussy
  • O cobiçado Leão de Ouro de Cannes
  • Praia de la Croisette, ao lado do Palais des Festivals

FestivalUma boa ideia, com forte engajamento e conexão entre diferentes mídias. Não é nenhuma fórmula de criatividade, mas qualquer campanha que traga ao menos algum desses elementos, ou todos integrados, é forte candidata a um Leão no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Muitos dos principais premiados na 59.ª edição do evento, realizado semana passada na Riviera Francesa, seguiram essa premissa. Outro tema, recorrente nas palestras, coletivas de imprensa e comentários do júri, foi o papel da publicidade hoje. Mais do que gerar resultados para marcas ou clientes, a comunicação criativa pode e deve mudar comportamentos.

Alguns cases premiados reforçam essa tendência na publicidade mundial. Um deles, "Small Busi­ness Saturday", venceu em duas categorias: Promo & Activation e Direct. Um dia após a Black Friday, tradicional data de descontos nas grandes lojas dos Estados Unidos, uma operadora de cartão de crédito realizou o "Sábado dos Pequenos Ne­­gócios". Num momento de estagnação da economia americana, a campanha conseguiu a adesão não apenas dos pequenos comerciantes, mas de toda a população.

Outras duas campanhas nessa linha foram premiadas na principal categoria, Titanium & Integrated, criada em 2005 justamente para reconhecer ideias audaciosas e inovadoras. O Grand Prix foi para a Nike, com a campanha da FuelBand, uma pulseira que mede perda de calorias, rendimento e possibilita grande interação entre as pessoas nas redes sociais. Na mesma categoria, a agência Lowe-SSP3 levou o Leão de Ouro por uma campanha de ação humanitária com o Ministério da Defesa da Colômbia. Usando o rio como mídia, mensagens colocadas em compartimentos coloridos foram enviadas aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pedindo que os seqüestrados pudessem passar o Natal com a família.

Boas e simples ideias tam­­bém tiveram espaço em Cannes. O publicitário curitibano Fhabyo Matesick, da Tif Comunicação, esteve no festival e destaca cases que foram premiados sem que envolvessem ações integradas com impactos gigantescos. Como o "Sprite Shower", um chuveiro de praia construído a partir de uma réplica gigante de uma máquina de refrigerante.

Veja mais fotos do Festival de Cannes

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Economia | 6:37

Confira os bastidores do festival e faça um passeio pelo Palais des Festivals e o calçadão de La Croisette, uma das praias mais badaladas da França. Veja também a opinião de publicitários e empresários paranaenses sobre o maior evento de criatividade do mundo.

Veja alguns dos cases e campanhas premiados em Cannes

Small Business - American ExpressCrispin Porter + Bogusky, USA

Nike+ Fuelband R/GA, USA

Rivers Of Light - Ministry Of Defense LOWE-SSP3, COLOMBIA

Sprite ShowerOGILVY, BRASIL

Lego Builders Of SoundSERVICEPLAN, GERMANY

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]