Participação
Agências brasileiras trazem 79 Leões e batem recorde
O Brasil teve sua melhor participação na história de Cannes. Foram 79 Leões em 12 das 15 categorias (um Grand Prix), 14 Leões a mais que em 2011. A Ogilvy foi a agência brasileira mais premiada e ficou em 3º lugar no prêmio Agência do Ano. O mercado também comemora a premiação de campanhas de grandes anunciantes, como Coca-Cola e Hellmans (da Ogilvy) e Bradesco Seguros (AlmapBBDO). Mas o país ficou longe do short list do principal prêmio, Titanium & Integrated. Para o jurado brasileiro dessa categoria, Mario DAndrea, "a publicidade brasileira é uma publicidade muito de resultado e menos de planejamento e pesquisa, que é o foco em Titanium & Integrated".
FestivalUma boa ideia, com forte engajamento e conexão entre diferentes mídias. Não é nenhuma fórmula de criatividade, mas qualquer campanha que traga ao menos algum desses elementos, ou todos integrados, é forte candidata a um Leão no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Muitos dos principais premiados na 59.ª edição do evento, realizado semana passada na Riviera Francesa, seguiram essa premissa. Outro tema, recorrente nas palestras, coletivas de imprensa e comentários do júri, foi o papel da publicidade hoje. Mais do que gerar resultados para marcas ou clientes, a comunicação criativa pode e deve mudar comportamentos.
Alguns cases premiados reforçam essa tendência na publicidade mundial. Um deles, "Small Business Saturday", venceu em duas categorias: Promo & Activation e Direct. Um dia após a Black Friday, tradicional data de descontos nas grandes lojas dos Estados Unidos, uma operadora de cartão de crédito realizou o "Sábado dos Pequenos Negócios". Num momento de estagnação da economia americana, a campanha conseguiu a adesão não apenas dos pequenos comerciantes, mas de toda a população.
Outras duas campanhas nessa linha foram premiadas na principal categoria, Titanium & Integrated, criada em 2005 justamente para reconhecer ideias audaciosas e inovadoras. O Grand Prix foi para a Nike, com a campanha da FuelBand, uma pulseira que mede perda de calorias, rendimento e possibilita grande interação entre as pessoas nas redes sociais. Na mesma categoria, a agência Lowe-SSP3 levou o Leão de Ouro por uma campanha de ação humanitária com o Ministério da Defesa da Colômbia. Usando o rio como mídia, mensagens colocadas em compartimentos coloridos foram enviadas aos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pedindo que os seqüestrados pudessem passar o Natal com a família.
Boas e simples ideias também tiveram espaço em Cannes. O publicitário curitibano Fhabyo Matesick, da Tif Comunicação, esteve no festival e destaca cases que foram premiados sem que envolvessem ações integradas com impactos gigantescos. Como o "Sprite Shower", um chuveiro de praia construído a partir de uma réplica gigante de uma máquina de refrigerante.
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Economia | 6:37
Confira os bastidores do festival e faça um passeio pelo Palais des Festivals e o calçadão de La Croisette, uma das praias mais badaladas da França. Veja também a opinião de publicitários e empresários paranaenses sobre o maior evento de criatividade do mundo.
Veja alguns dos cases e campanhas premiados em Cannes
Small Business - American ExpressCrispin Porter + Bogusky, USA
Nike+ Fuelband R/GA, USA
Rivers Of Light - Ministry Of Defense LOWE-SSP3, COLOMBIA
Sprite ShowerOGILVY, BRASIL
Lego Builders Of SoundSERVICEPLAN, GERMANY
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