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O Paraná está recebendo, neste fim de semana, a Caravana Brasil Nacional, formada por 11 operadores de turismo de vários estados brasileiros, para conhecer os destinos e produtos turísticos, gastronomia e artesanato da capital e de outros municípios.

Segundo Carolina Neves, da Coordenação de Segmentação do Ministério do Turismo, o objetivo é incentivar a comercialização de novos produtos turísticos no mercado nacional. Existe desde 2003, o projeto Caravana Brasil, que incentiva a comercialização de novos produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Carolina lembrou que, no ano passado, o ministério fez uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, seguindo as mesmas linhas concentuais, mas para conhecer o próprio Brasil, principalmente alguns pacotes que não estão formatados. "Estamos buscando destinos já estruturados, mas que não são tão vendidos", disse Carolina.

No exterior, o projeto deu certo. Desde 2003, foram realizadas 100 caravanas para 450 destinos, com a participação de 900 profissionais formadores de opinião, de operadoras de turismo e da imprensa.

Segundo ela, a caravana que chega ao Paraná é a primeira de operadores de turismo nacional. As viagens são divididas em três fases: a precursora, em que são analisados e validados os atrativos do roteiro nessa fase é feita uma capacitação com os fornecedores locais por um consultor do Ministério do Turismo. Depois, é feita uma viagem técnica com os operadores e são realizados encontros de negócios entre eles e fornecedores. Por último, os operadores fazem uma avaliação que é apresentada aos fornecedores para que sejam feitos os ajustes necessários nos locais e produtos oferecidos.

A coordenadora do projeto na Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Daniela Sarmento, informou que estão abertas as inscrições para a Caravana Brasil Nacional em outros estados. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, as inscrições podem ser feitas até o dia 15; no Espírito Santo, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, ate o dia 28. Para participar, a empresa precisa estar cadastrada no Ministério do Turismo e ter mais de um ano de atuação no mercado nacional.

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