Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ONS

Carga de energia medida pelo ONS sobe 4,8% em janeiro

A carga de energia medido pela carga de energia liberada no Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu 4,8 por cento no primeiro mês do ano - totalizando 58.376 megawatts-médios - impulsionado principalmente pela indústria, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS) nesta quinta-feira.

O subsistema Sul foi o que apresentou maior incremento, com alta de 9,7 por cento em relação há um ano devido à temperatura elevada que levou ao maior uso de ar condicionado residencial e comercial, além de impactos na agricultura.

"A estiagem prolongada no Rio Grande do Sul tem demandado uma maior carga para a irrigação e, além disso, também contribui para o resultado do mês o desempenho positivo das indústrias da região", explicou o ONS em comunicado.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentram indústrias e o agronegócio, ficou na média do ano registrando alta de 4,8 por cento na carga de energia em relação a janeiro de 2010. A alta foi puxada fortemente pela indústria, apesar da redução de carga devido a férias coletivas.

O subsistema Nordeste foi o que apresentou desempenho mais fraco, subindo apenas 0,5 por cento contra igual mês do ano passado. Segundo o ONS, a ligeira alta está relacionada com a ocorrência de chuvas na região, que levaram à redução da carga térmica, e ao desligamento de consumidor livre da rede.

O subsistema Norte teve alta de 2,2 por cento na carga de energia, explicado pelo ONS como reflexo da crise econômica nos consumidores eletrointensivos da região.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.