• Carregando...

A carga de energia medido pela carga de energia liberada no Sistema Interligado Nacional (SIN) subiu 4,8 por cento no primeiro mês do ano - totalizando 58.376 megawatts-médios - impulsionado principalmente pela indústria, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS) nesta quinta-feira.

O subsistema Sul foi o que apresentou maior incremento, com alta de 9,7 por cento em relação há um ano devido à temperatura elevada que levou ao maior uso de ar condicionado residencial e comercial, além de impactos na agricultura.

"A estiagem prolongada no Rio Grande do Sul tem demandado uma maior carga para a irrigação e, além disso, também contribui para o resultado do mês o desempenho positivo das indústrias da região", explicou o ONS em comunicado.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentram indústrias e o agronegócio, ficou na média do ano registrando alta de 4,8 por cento na carga de energia em relação a janeiro de 2010. A alta foi puxada fortemente pela indústria, apesar da redução de carga devido a férias coletivas.

O subsistema Nordeste foi o que apresentou desempenho mais fraco, subindo apenas 0,5 por cento contra igual mês do ano passado. Segundo o ONS, a ligeira alta está relacionada com a ocorrência de chuvas na região, que levaram à redução da carga térmica, e ao desligamento de consumidor livre da rede.

O subsistema Norte teve alta de 2,2 por cento na carga de energia, explicado pelo ONS como reflexo da crise econômica nos consumidores eletrointensivos da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]