• Carregando...

A queda de 2,1% na produção industrial em março frente ao mesmo período de 2010 pode ser explicada pelo feriado do carnaval, que fez com que o mês tivesse dois dias úteis a menos que no ano passado. O recuo interrompeu uma sequência de 16 meses seguidos de taxas positivas, segundo avaliação de André Luiz Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O fato de o carnaval ter acontecido em março este ano e em fevereiro no ano passado afeta essa comparação mês a mês", disse Macedo. "O crescimento mais forte em fevereiro pode ter sido por uma antecipação da produção justamente em função do carnaval ter ocorrido no mês de março. Outro fator foi que a produção no ano passado estava impulsionada pela redução de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de móveis e eletrodomésticos".

Na comparação com março de 2010, a produção industrial registrou queda em todas as categorias de uso, em 17 das 27 atividades e em 53% dos 755 produtos pesquisados. A categoria bens de consumo duráveis recuou 5,2%, bens de consumo semi e não duráveis caiu 3 7%, enquanto a categoria bens intermediários teve queda de 0,4% e bens de capital perdeu 0,1%.

Nos setores, os recuos que mais pesaram foram os de produtos químicos (-8,6%), edição e impressão (-12,9%), têxtil (-15,7%), bebidas (-9,7%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-14,8%) e alimentos (-2,1%). Os itens que mais influenciaram o desempenho negativo foram herbicidas e tintas e vernizes para construção; livros de qualquer gênero e jornais; tecidos de algodão e roupas de banho de algodão; preparações em xarope para elaboração de bebidas; monitores de vídeo; e açúcar cristal.

Já as contribuições positivas que tiveram maior peso foram refino de petróleo e produção de álcool (13,8%), metalurgia básica (2,6%), equipamentos médico-hospitalares, ópticos e outros (14,0%) e outros equipamentos de transporte (5,7%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]