• Carregando...

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto à álcool quanto à gasolina, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) menor até o fim de março do ano que vem.

"Eu queria anunciar algumas medidas de IPI para o setor automobilístico que tem a ver com a questão do meio ambiente. Recentemente, fizemos medidas de desoneração para linha branca e combinamos isso com um selo verde, de economia de energia.. Vamos fazer algo semelhante para a indústria automobilística", explicou Mantega.

Segundo ele, o objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico nos próximos anos. "Vamos combinar redução de tribgtos a menor emissão de carbono na atmosfera. O Brasil está muito preocupado com a questão ambiental. Estamos indo a Copenhague com propostas fortes de redução de emissões. Queremos um consumo menor de energias e emissão menor de carbono", acrescentou.

Alíquotas do IPI

Segundo Mantega, a alíquota do IPI para os carros flex até 1.0 permanecerá no patamar em que se encontra hoje, ou seja, em 3%. Sem a medida, retornaria a 7% até o fim deste ano.

"Vai permanecer em 3% até 31 de março do ano que vem, ou seja, por mais quatro meses.. É um estímulo para os carros", afirmou.

De acordo com o ministro da Fazenda, os carros 1.0 movidos à gasolina, por exemplo, terão um IPI maior, pois a alíquota não deixará de subir nos próximos meses. Por isso, retornarão a 7% no início do ano que vem.

Para os carros 2.0, com modelo "flex", Mantega informou que a alíquota do IPI permanecerá em 7,5% até o fim de março de 2010, enquanto que, para os modelos movidos somente à gasolina, o IPI subirá gradativamente nos próximos meses, chegando a 13% no início de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]