Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dificuldades

Catalunha pedirá ajuda de € 5,023 bi ao governo espanhol

Região autônoma é a mais endividada e está enfrentando dificuldades para pagar por serviços básicos, como hospitais, escolas e casas de saúde

A Catalunha, a região autônoma mais endividada da Espanha, informou que pedirá 5,023 bilhões de euros (US$ 6,28 bilhões) em assistência financeira do programa de liquidez do governo central, já que está enfrentando dificuldades para pagar por serviços básicos, como hospitais, escolas e casas de saúde.

Francesc Homs, porta-voz do governo catalão, disse em entrevista à imprensa que o financiamento será solicitado para "enfrentar as dívidas que vencem nos próximos meses".

O governo central espanhol criou em meados deste ano um fundo de até 18 bilhões de euros para ajudar os governos regionais endividados. Duas outras regiões autônomas com problemas, Valência e Múrcia, já informaram que pedirão ajuda do fundo.

A Catalunha já cortou os salários do setor público, introduziu um encargo de 1 euro para cada prescrição médica e congelou investimentos em infraestrutura na busca por um déficit público sob controle. A região tem 42 bilhões de euros em dívida, equivalente a 21% do Produto Interno Bruto (PIB) local.

O ônus da dívida dos 17 governos regionais da Espanha é um foco de preocupação dos mercados e alimenta receios de que os efeitos negativos sobre as finanças nacionais possam forçar o governo central a pedir uma ajuda total para o país, além da linha de crédito de até 100 bilhões de euros oferecida recentemente ao setor bancário espanhol. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.