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Parece que tudo converge para o celular. Depois de unir relógio, câmera fotográfica, toca-mp3, jogos e agenda, entre outras funções – além do telefone, é claro – em pouco tempo o aparelho poderá ser usado para pagar compras. É o que promete o M-Cash, serviço que o banco HSBC acaba de lançar, ainda em fase de testes para 27 mil funcionários fazerem compras em lojas da internet. A intenção é oferecer a novidade para os clientes no segundo semestre e ampliar o alcance para estabelecimentos físicos. "Estamos implantando o projeto passo-a-passo, para ir ajustando-o aos poucos", explica Arno Brandes, executivo-sênior de e-business do banco.

Quando estiver disponível, o serviço vai permitir o pagamento de compras através do celular em lojas cadastradas pelo banco. Para usar o M-Cash, o cliente terá de entrar em contato com o HSBC para cadastrar seu número de telefone, por medida de segurança. A tecnologia estará disponível em aparelhos de qualquer marca, modelo ou operadora, tanto para plano pós-pago quanto pré-pago. Não haverá custo extra para o cliente.

Segundo Brandes, o cliente poderá escolher o limite das operações em sua conta, o que usualmente é feito pelo banco. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber a tecnologia M-Cash do HSBC. "Começou aqui porque o celular tem muita penetração no país, atinge pessoas de diferentes rendimentos e não pára de crescer", justifica o executivo.

Experimentos semelhantes de mobile banking (algo como banco móvel, como está sendo chamada a novidade) estão sendo implantados por outras empresas no país. O Banco do Brasil, por exemplo, já tem um sistema que permite ao cliente fazer transações bancárias pelo celular, mas não permite fazer compras, ainda. O plano do banco é implantar essa opção no segundo semestre. A solução não exige cadastro do cliente ou das lojas, o usuário só precisa da sua senha do internet banking. Outra empresa que está testando pagamento de compras por celular é a operadora TIM, em parceria com a operadora de cartões de crédito Cabal.

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