• Carregando...

O aumento nos preços dos alimentos acabou pesando sobre a inflação ao consumidor em março, o que fez com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficasse mais alto que o esperado por analistas. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 teve alta de 0,41% em março, ante ganho de 0,46% em fevereiro.

"As mensalidades escolares, que haviam exercido forte pressão sobre a taxa de fevereiro, cederam lugar aos alimentos, com concentração de aumentos em produtos importantes na despesa das famílias", informou o IBGE.

Ítens

Produtos como cenoura, cebola e tomate, tiveram aumentos de 35,45%, 24,35% e 22,05%, respectivamente. "Os alimentos foram responsáveis por, aproximadamente, 60% do índice", afirmou o IBGE.

Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 2,95%.

O IPCA-15 é tido como uma prévia do IPCA, o índice que serve de referência para a meta de inflação do governo. A metodologia de cálculo é a mesma, apurando a variação de preços para famílias com renda de até 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do país.

A diferença está no período de coleta, já que o IPCA mede o mês calendário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]