• Carregando...

A chanceler alemã, Angela Merkel, destronou a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, como a mulher mais poderosa do mundo, de acordo com uma nova lista da revista "Forbes".

"Apesar de seu pouco tempo no cargo, Merkel tem ofuscado líderes mundiais, incluindo Tony Blair e George W. Bush", disse a "Forbes" em seu site.

"Mas Merkel tem uma luta dura pela frente. Seus níveis de aprovação têm caído, tornando mais difícil para ela obter iniciativas legislativas, incluindo reformas na saúde e reestruturação de impostos corporativos", acrescenta o comunicado.

Merkel venceu por uma pequena diferença seu adversário, Gerhard Schroeder, na eleição de setembro de 2005. Ela se tornou a primeira chanceler mulher do país em novembro e preside uma grande coalizão de conservadores e social-democratas de centro-esquerda.

Merkel rapidamente se tornou a política mais popular do país, mas pesquisas recentes mostram que o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, a substituiu como a autoridade mais respeitada da Alemanha.

A "Forbes" disse que Merkel melhorou as relações da Alemanha com os Estados Unidos, que azedaram quando Schroeder se opôs à invasao ao Iraque chefiada pelo governo Bush, em 2003. Segundo a revista, Merkel foi também a única mulher à mesa durante a cúpula de líderes do Grupo dos Oito (G8) em São Petersburgo, este ano.

Rice ocupa a segunda posição na lista da "Forbes", seguida da vice-premier da China, Wu Yi, da principal executiva da PepsiCo, Indra Nooyi, e da presidente da Xerox, Anne Mulcahy.

Outras mulheres na lista são Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso Nacional da Índia (na 13ª posição), a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey (14ª), a senadora dos EUA Hillary Clinton (18ª), a secretária das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Margaret Beckett (29ª), e a primeira-dama Laura Bush (43ª).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]