• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo que a economia local é robusta e expressou otimismo de que o país está prestes a sair da recessão, apesar dos prognósticos de que a situação pode piorar.

Chávez sugeriu, inclusive, que a rede de televisão estatal deveria exibir uma série de programas focados no vigor da economia do país - que depende fortemente das exportações de petróleo - que desmascarariam o que chamou de previsões errôneas dos analistas sobre os maiores problemas do horizonte.

"Dizem que a economia venezuelana está no chão", afirmou ele em seu programa semanal de rádio e televisão "Alô presidente". "É tão forte nosso sistema econômico, social e político, que este ano aumentamos salários, apesar da queda do PIB".

A Venezuela enfrenta uma recessão e uma inflação de 30,5%, a mais alta da América Latina. No primeiro trimestre, a economia do país contraiu-se 5,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2009. No mesmo período, o setor petrolífero encolheu 5%, o setor privado, 6% e o investimento privado, 27,9%.

Alguns críticos ironizaram a avaliação feita pelo presidente em torno da economia a expressaram dúvidas com relação à possibilidade de que uma recuperação estaria próxima. "Não se pode negar que há um colapso econômico aqui", disse Delsa Solórzano, política de oposição, em entrevista por telefone. "O presidente está brincando com a inteligência dos venezuelanos."

Solórzano atribuiu os problemas econômicos do país à falta de investimento privado, a expropriações que resultaram na redução da produção industrial e agrícola e a uma "péssima administração e gerência de nossas receitas do petróleo", que representam aproximadamente 32% do orçamento federal. "Não vejo nenhuma possibilidade de recuperação, porque não há planos para mudar as políticas econômicas", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]