• Carregando...
Matthias Müller (foto) assumiu o lugar de Martin Winterkorn. | Fabian Bimmer/Reuters
Matthias Müller (foto) assumiu o lugar de Martin Winterkorn.| Foto: Fabian Bimmer/Reuters

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (25) o diretor-executivo da Porsche, Matthias Müller, como novo presidente global da empresa. A marca de veículos esportivos é parte do grupo Volkswagen, que tenta se recuperar de um escândalo global de fraude de emissões de gases poluentes.

Müller, 62 anos, substitui Martin Winterkorn – que renunciou na quarta-feira se responsabilizando pela fraude, porém dizendo que não sabia sobre ela. Em coletiva de imprensa na sede da empresa em Wolfsburg, Alemanha, o novo presidente afirmou que “a mesma coisa não pode acontecer nunca mais”.

“Nós vamos superar essa crise. Vamos emergir como uma companhia mais forte”, afirmou. A companhia disse que funcionários envolvidos no escândalo foram suspensos.

Na terça-feira, a Volkswagen admitiu que cerca de 11 milhões de veículos de todo o mundo tinham sido equipados com o motor a diesel no qual as autoridades americanas identificaram um software capacitado para manipular os níveis de emissões, de modo que os resultados apresentados fossem diferentes do nível real de gases poluentes em circulação.

Investigação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) decidiu abrir investigação contra a montadora de veículos alemã. O órgão ambiental afirmou em nota que as acusações de que a Volkswagen fraudou testes de emissões de poluentes são um “caso gravíssimo” e poderá impor multa de até R$ 50 milhões contra a montadora e convocar um recall para corrigir o problema.

No Brasil, o veículo de passeio a diesel comercializado pela Volkswagen é a picape Amarok, que desde 2010 teve vendas de 83.890 unidades no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]