• Carregando...

O índice de cheques sem fundos alcançou em novembro a segunda maior marca da história, informou a Serasa. Em novembro, foram devolvidos 20,6 cheques por insuficiência de fundos a cada mil compensados. Esse índice perde apenas para o recorde registrado em março deste ano, de 20,8 devoluções por mil compensações de cheque.

Em relação a novembro de 2004 – quando o indicador era de 16,3 devoluções por mil –, a expansão no volume de cheques sem fundo foi de 26,4%. Na comparação com outubro – quando foram devolvidos 19,7 cheques a cada mil compensações –, houve um aumento de 4,6% na inadimplência do cheque.

Os técnicos da Serasa afirmam que o resultado de 2005 interrompe uma série de oito anos sucessivos de queda registrada de outubro para novembro. Em novembro de 1996, o indicador registrou uma elevação de 7,1% quando comparado com outubro do mesmo ano. Desde então, ocorreu variação negativa no indicador. Segundos os técnicos, esse comportamento é reflexo da elevação do nível de endividamento da população, impulsionada pela expansão do crédito e das elevadas taxas de juros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]