• Carregando...

O governo chinês reconheceu nesta quinta-feira (23) que houve erros na produção de parte dos 19 milhões de brinquedos que a empresa Mattel retirou do mercado por excesso de chumbo na pintura, mas acusou também o comprador de não ter controlado a qualidade dos lotes.

"Devido a uma falha na produção e na compra de ingredientes da tinta para os brinquedos, houve excesso no limite de chumbo. Mas o comprador tem parte da responsabilidade, por não controlar a qualidade dos lotes recebidos", afirmou o vice-ministro de Comércio, Gao Hucheng, em entrevista coletiva.

A Mattel, proprietária da marca de brinquedos Fisher-Price, retirou nas últimas semanas milhões de produtos fabricados na China, que tinha enviado a lojas de todo o mundo.

Segundo Gao, o Ministério de Comércio e a Administração Geral de Controle de Qualidade e Quarentena (AQSIQ, sigla em inglês) analisaram as unidades devolvidas e 14% continham excesso de chumbo devido a um erro na produção.

Cerca de 18,2 milhões de brinquedos foram retirados porque em maio a Associação Americana de Testes de Materiais (ASTM, sigla em inglês) mudou as normas para o setor, disse o vice-ministro.

"A ASTM publicou novos padrões em maio, e os compradores tinham encomendado os brinquedos antes de 2007, quando os produtos estavam dentro das normas dos Estados Unidos", explicou Gao. "Isso não tem nada a ver com a qualidade", acrescentou.

No ano passado, os brinquedos chineses atingiram um volume de US$ 7 bilhões, 45% do total mundial do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]