• Carregando...
"Comendo Cérebro", charge do Benett | Benett
"Comendo Cérebro", charge do Benett| Foto: Benett

A Mattel anunciou nesta terça-feira, o recall de 21,8 milhões de brinquedos em todo o mundo, incluindo o Brasil, em razão do risco de pequenos e potentes ímãs e por causa do excesso de chumbo na pintura dos produtos. Os brinquedos chamados para recall incluem Polly Pocket, Batman Magna, Doggie Daycare e Shonen Jump's One Piece que contêm pequenos ímãs e foram comercializados entrel 2002 e 2007.

Neste período, foram comercializados no Brasil cerca de 850 mil brinquedos que fazem parte deste recall. A maioria deles já está nas mãos dos consumidores. São todos os produtos da linha Polly com ímãs aparentes, a pá do conjunto Barbie e Tanner e um sortimento de figuras magnéticas do Batman.

Para atender os consumidores em todo o Brasil, a Mattel coloca à disposição o telefone 0800 77 01207 e o e-mail recall.brasil@mattel.com. A ligação é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 15h.

A empresa também publicará anúncios nos principais jornais, além de veicular a informação em rádio e TVs, com abrangência nacional. A empresa está pedindo a colaboração de consumidores, varejistas e parceiros para que informem o maior número de pessoas possível, a fim de recolher e substituir rapidamente os itens afetados.

"Neste momento, nosso maior compromisso é com a segurança dos pequenos consumidores e, por isso, não vamos medir esforços para garantir a eficácia desta ação no menor tempo possível", afirma em nota, Alejandro Rivas, gerente geral da Mattel do Brasil.

A empresa informa ainda que o recall do produto Sarge (Sargento) da linha Cars, anunciado nesta terça-feira nos Estados Unidos, informa não atinge o mercado nacional, porque o lote de produtos com excesso de chumbo na pintura não foi comercializado no país.

Segurança

Segundo a Mattel, o recall é resultado dos esforços da empresa nos últimos 15 meses para elevar padrões de segurança relacionados a produtos que possuam pequenos ímãs.

A empresa informa, que desde novembro de 2006, quando realizou o recall de alguns produtos Polly Pocket com ímãs, a empresa avançou na investigação de novos procedimentos para atingir padrões de segurança ainda mais rigorosos e reanalisou todos os produtos já produzidos que contêm ímãs. Ao final, a Mattel decidiu, de maneira preventiva, estender o processo de recall anterior.

A empresa destaca ainda que nenhum outro caso de dano à saúde foi registrado, exceto os três casos divulgados em novembro de 2006 de crianças que tiveram sérios problemas após engolir os imãs.

"A Mattel conta com rigorosos procedimentos e vamos continuar sempre atentos para reforçar a qualidade e segurança de nossos produtos. Apesar de o recall ser uma ação muitas vezes mal compreendida, a Mattel, sempre que necessário, contará com essa medida porque sua principal preocupação é com a segurança das crianças", afirmou Robert A. Eckert, chairman e CEO da companhia.Nesta quinta-feira, um fabricante de brinquedos da China que fornecia para a Mattel peças que estão sendo alvo do recall se enforcou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]