• Carregando...
“Conseguimos concluir “fase 1″ no acordo comercial com EUA”, confirma China
| Foto: AFP

Autoridades da China informaram nesta sexta-feira (13) que chegaram a um acordo com os Estados Unidos sobre a "fase 1" no acordo comercial bilateral. Durante entrevista coletiva em Pequim, o vice-ministro do Comércio Wang Shouwen afirmou que os dois lados concordaram em fechar "o mais rápido possível" os procedimentos para revisar legalmente o pacto, para que ele então possa ser firmado.

As autoridades chinesas qualificaram o anúncio como um "grande avanço" no diálogo. Segundo elas, a retirada de tarifas dos EUA sobre produtos chineses deve ser feita em fases. A China informou também que as novas tarifas previstas para entrar em vigor no dia 15 não serão mais levadas adiante. Além disso, parte das tarifas americanas existentes já serão retiradas na "fase 1" do acordo.

A China informou que houve concordância em avançar na cooperação comercial, o que será benéfico para os dois países. "Saudamos a entrada de serviços e produtos americanos de qualidade", disse uma das autoridades presentes na coletiva. Pequim prometeu importar mais serviços e produtos dos EUA, citando especificamente o setor agrícola, do qual prometeram "grandes compras" e disseram que há complementaridade entre as duas economias.

O governo chinês disse que o acordo comercial com os EUA ajudará a impulsionar a confiança nos mercados globais, ressaltando ainda que ele não ameaçará os interesses de outros parceiros comerciais da potência asiática. Além de recuar em tarifas, os americanos aumentarão isenções para produtos chineses, informou Pequim.

As autoridades presentes na coletiva não detalharam os termos do acordo já fechado. Afirmou-se, apenas, que o documento terá de passar por procedimentos legais, revisões, traduções e outras etapas, para então ser detalhado e assinado pelos líderes dos dois países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]