Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

China cresce 7,4% no terceiro trimestre‎

Nos três primeiros trimestres de 2012, a alta anual do Produto Interno Bruto (PIB) da segunda economia mundial foi de 7,7% em relação ao mesmo período de 2011

O crescimento na China caiu para 7,4% ao ano no terceiro trimestre de 2012, para se situar no mais baixo nível desde o primeiro trimestre de 2009 (6,6%), informou nesta quinta-feira (18) o Bureau Nacional de Estatísticas.

Nos três primeiros trimestres de 2012, a alta anual do Produto Interno Bruto (PIB) da segunda economia mundial foi de 7,7% em relação ao mesmo período de 2011.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, estimou na quarta-feira que o crescimento está se estabilizando na China e manifestou sua confiança em atingir o objetivo de 7,5% para o conjunto de 2012, definido em março passado.

A China, motor da economia mundial, registrou crescimento médio superior a 10% durante a primeira década do século XXI, mas perdeu força diante das dificuldades que vivem Europa e Estados Unidos, principais mercados das exportações chinesas.

Para evitar uma queda brutal do crescimento, o governo em Pequim tem adotado uma flexibilização monetária e reduzido o valor dos depósitos compulsórios dos bancos para permitir a concessão de mais empréstimos, além de reduzir as taxas básicas de juros.

Pequim também reativou os investimentos em infraestruturas, como transportes ferroviários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.