Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Telefonia móvel

Claro Brasil ultrapassa matriz em novos clientes

Subsidiária brasileira da empresa de Carlos Slim conquistou 2,9 milhões de novos usuários no primeiro semestre deste ano, contra 2,774 milhões da mexicana Telcel

“Não há limite para o crescimento desse mercado [brasileiro de telefonia]. 
A tendência é global é de continuar crescendo.”João Cox, presidente da Claro Brasil | Eliaria Andrade/Diário de São Paulo
“Não há limite para o crescimento desse mercado [brasileiro de telefonia]. A tendência é global é de continuar crescendo.”João Cox, presidente da Claro Brasil (Foto: Eliaria Andrade/Diário de São Paulo)

O papel do Brasil na quinta maior operadora de telefonia do mundo está crescendo. A Claro Brasil, que pertence à mexicana América Móvil, ultrapassou a matriz no primeiro semestre deste ano em novos clientes. A Claro adicionou 2,9 milhões de novos clientes no período, contra 2,774 milhões da Telcel, que a operadora do grupo em seu país de origem.

Segundo o presidente da Claro Brasil, João Cox, os números são um sinal de que a empresa está trabalhando bem e também do potencial do mercado brasileiro. "Não há limite para o crescimento desse mercado", diz Cox. "A tendência é global é de continuar crescendo, e bastante. Todo lugar do mundo vai ter penetração superior a 100% (da população). É a plataforma que o mundo elegeu."

O mercado brasileiro, no entanto, é diferente e bem mais competitivo do que o do México. Lá há 72 milhões de celulares em atividade, sendo que 52 milhões são operados pela Telcel – dirigida por Carlos Slim Helú, um dos homens mais ricos do mundo. Aqui, o total de aparelhos soma 135,3 milhões, dos quais 33,1 milhões são da Claro.

Para crescer nesse ambiente, a empresa aposta na ampliação das redes de terceira geração (conhecida como 3G) e no lançamento do iPhone, o aparelho da Apple que se tornou febre no país. A ampliação dos serviços passa por Curitiba: a empresa apresenta amanhã os seus serviços de 3G na cidade, em um evento que contará com a presença de Cox.

Embora a empresa tenha sido a primeira do país a iniciar as operações 3G, em novembro passado, chegou atrasada ao Paraná – aqui, é a terceira empresa a entrar no ar, depois de TIM e Brasil Telecom. "Nós não tínhamos freqüência para operar com 3G em Curitiba", explica. A aquisição da freqüência foi feita no fim do ano passado. A princípio, a telefonia 3G da Claro estará disponível em 62 bairros da cidade. Para acessá-los é preciso ter um dos 12 modelos de celular homologados para o serviço. Quem já é cliente da Claro precisa trocar de chip por um novo, compatível com a tecnologia. A mudança de chip não implica em troca do número. A empresa criou cinco planos de tarifa 3G, com custos mensais de R$ 82,90 a R$ 393,90.

Sobre o iPhone, presidente da Claro não revela muita coisa. O aparelho foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na segunda-feira – o que significa que ele já pode ser vendido legalmente no país. Cox explica que a Claro já havia feito suas primeiras encomendas à Apple, mas que elas estavam à espera da liberação oficial da agência para serem efetivadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.