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“Não há limite para o crescimento desse mercado [brasileiro de telefonia]. 
A tendência é global é de continuar crescendo.”João Cox, presidente da Claro Brasil | Eliaria Andrade/Diário de São Paulo
“Não há limite para o crescimento desse mercado [brasileiro de telefonia]. A tendência é global é de continuar crescendo.”João Cox, presidente da Claro Brasil| Foto: Eliaria Andrade/Diário de São Paulo

O papel do Brasil na quinta maior operadora de telefonia do mundo está crescendo. A Claro Brasil, que pertence à mexicana América Móvil, ultrapassou a matriz no primeiro semestre deste ano em novos clientes. A Claro adicionou 2,9 milhões de novos clientes no período, contra 2,774 milhões da Telcel, que a operadora do grupo em seu país de origem.

Segundo o presidente da Claro Brasil, João Cox, os números são um sinal de que a empresa está trabalhando bem e também do potencial do mercado brasileiro. "Não há limite para o crescimento desse mercado", diz Cox. "A tendência é global é de continuar crescendo, e bastante. Todo lugar do mundo vai ter penetração superior a 100% (da população). É a plataforma que o mundo elegeu."

O mercado brasileiro, no entanto, é diferente e bem mais competitivo do que o do México. Lá há 72 milhões de celulares em atividade, sendo que 52 milhões são operados pela Telcel – dirigida por Carlos Slim Helú, um dos homens mais ricos do mundo. Aqui, o total de aparelhos soma 135,3 milhões, dos quais 33,1 milhões são da Claro.

Para crescer nesse ambiente, a empresa aposta na ampliação das redes de terceira geração (conhecida como 3G) e no lançamento do iPhone, o aparelho da Apple que se tornou febre no país. A ampliação dos serviços passa por Curitiba: a empresa apresenta amanhã os seus serviços de 3G na cidade, em um evento que contará com a presença de Cox.

Embora a empresa tenha sido a primeira do país a iniciar as operações 3G, em novembro passado, chegou atrasada ao Paraná – aqui, é a terceira empresa a entrar no ar, depois de TIM e Brasil Telecom. "Nós não tínhamos freqüência para operar com 3G em Curitiba", explica. A aquisição da freqüência foi feita no fim do ano passado. A princípio, a telefonia 3G da Claro estará disponível em 62 bairros da cidade. Para acessá-los é preciso ter um dos 12 modelos de celular homologados para o serviço. Quem já é cliente da Claro precisa trocar de chip por um novo, compatível com a tecnologia. A mudança de chip não implica em troca do número. A empresa criou cinco planos de tarifa 3G, com custos mensais de R$ 82,90 a R$ 393,90.

Sobre o iPhone, presidente da Claro não revela muita coisa. O aparelho foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na segunda-feira – o que significa que ele já pode ser vendido legalmente no país. Cox explica que a Claro já havia feito suas primeiras encomendas à Apple, mas que elas estavam à espera da liberação oficial da agência para serem efetivadas.

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