• Carregando...

Ao lançar a Campanha da Fraternidade 2006, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Pedro Scherer, disse nesta quarta-feira que o governo Lula não atendeu às expectativas de inclusão social geradas na sua eleição. Ele defendeu a revisão da política econômica, a redução da taxa de juros e a criação de empregos.

- A sociedade tinha uma expectativa maior de haver políticas sociais mais eficazes. Sabemos que os governos têm limites, mas não podemos deixar de dizer que a sociedade tinha expectativa de políticas sociais mais eficazes de distribuição de renda e combate à desigualdade e à pobreza - disse Dom Odilo.

Em São Paulo, também nesta quarta-feira, as críticas vieram do arcebispo de São Paulo, Dom Claudio Hummes.

De acordo com o Dom Odilo Scherer, a realidade do Brasil requer que sejam feitas constantes revisões das políticas sociais do governo:

- Se ao longo do caminho percebe-se que existem camadas da sociedade que não estão sendo suficientemente atendidas pelas políticas sociais, então é preciso rever - afirmou.

Dom Odilo lembrou que o crescimento econômico brasileiro em 2005, de 2,3% do PIB, só foi mais alto do que o do Haiti na América Latina, enquanto os bancos registraram lucros recordes. Ele disse que o Brasil é um "paraíso financeiro" e que a política econômica é concentradora de renda. O secretário-geral afirmou ainda que os candidatos a presidente serão cobrados a apresentar suas propostas de geração de empregos e de inclusão social.

- Os candidatos serão fortemente cobrados. A população quer saber o que de fato será feito para gerar trabalho, renda e até para reduzir a sangria de recursos que acabam nas mãos de grupos financeiros - disse o religioso.

Dom Odilo ressalvou que a política de assistência social, em que se destaca o programa Bolsa Família, é positiva, ainda que insuficiente. Segundo ele, o fim dos programas de transferência de renda deixaria uma parcela ainda maior da população em situação de miséria. O secretário-geral enfatizou, no entanto, que o país precisa é de trabalho.

- A mais importante política social é a geração de trabalho e renda. A política econômica não está voltada para a inclusão - criticou Dom Odilo.

Indagado sobre a agenda de inaugurações e viagens do presidente Lula nesta fase pré-eleitoral, Dom Odilo evitou criticar o comportamento do presidente. Pelo contrário, lembrou que Lula governa o país e não pode deixar de fazê-lo.

- Lula está no quarto ano de mandato. É para governar e ninguém pode impedi-lo - disse o religioso, acrescentando que o Ministério Público deve fiscalizar para evitar qualquer uso eleitoral da máquina pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]